Arte com Alma

As lendas de Matosinhos - O Senhor de Matosinhos (Parte I)



Na Igreja paroquial de Matosinhos vê-se no altar central uma imagem de Jesus crucificado em madeira que, segundo as várias lendas que por estes lados se contam, corresponde a uma das imagens mais antigas que existem de Jesus Cristo.

Aliás, segundo a lenda, este Cristo foi esculpido pelo próprio Nicodemos que trabalhava muito bem a madeira. 

Nos Evangelhos, Nicodemos foi um dos levaram o corpo de Jesus para a sepultura:

“Depois disto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, mas secretamente por medo das autoridades judaicas, pediu a Pilatos que lhe deixasse levar o corpo de Jesus. E Pilatos permitiu-lho. Veio, pois, e retirou o corpo. Nicodemos, aquele que antes tinha ido ter com Jesus de noite, apareceu também trazendo uma mistura de perto de cem libras de mirra e aloés. Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus. No sítio em que Ele tinha sido crucificado havia um horto e, no horto, um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. Como para os judeus era o dia da Preparação da Páscoa e o túmulo estava perto, foi ali que puseram Jesus.” (São João 19, 38-42)


E com base na imagem deixada no Santo Sudário, que envolveu o corpo de Jesus no seu sepulcro, Nicodemos fez várias imagens do Cristo na cruz, trabalhadas em madeira que alguns dizem ter sido cinco. 

Por essa altura, havia uma violenta perseguição aos cristãos por parte dos romanos e dos judeus. Por causa disso, Nicodemos, para que não fosse acusado como cristão, jogou todas as imagens no mar, sendo que uma delas veio parar aos mares que beijam a praia de Matosinhos.

Apesar de alguns dizerem que Nicodemos fez apenas cinco imagens de Jesus crucificado, outros dizem que é desconhecido o número exato de imagens que foram jogadas ao mar, pois contam-se mais de 20, as imagens de Cristo na cruz, com lendas semelhantes a esta de Matosinhos, na costa mediterrânea, em Portugal, sul da Espanha e Galiza.

Contudo, a mais antiga considera-se esta, que aqui está em Matosinhos, em que o Cristo está em tamanho natural.

Mas como esta imagem lançada ao mar chegou a Matosinhos?

No próximo artigo deste blogue, continuaremos a contar mais lendas de Matosinhos…




Bibliografia:

Pormenores das lendas de Matosinhos consultados em:

O trecho bíblico foi consultado em:

As imagens são pinturas originais de Gráccio Caetano 

Para adquirir alguma dessas obras artesanais, visite-nos nas nossas lojas virtuais:


Se estiver interessado em adquirir o quadro da pintura sobre tela do "Senhor de Matosinhos" ou para ter outras informações ou encomendas, contacte-nos!

912193988 – 224035136
gracio.vilela.caetano@gmail.com


Conheça no nosso site, as nossas obras dedicadas a Matosinhos em:
www.gracciocaetano.com/matosinhos

Conheça os outros azulejos Gráccio Caetano em:






Sem comentários: