Arte com Alma

Lendas de Matosinhos - O Senhor de Matosinhos (Parte III)

Pormenor da Obra "Lendas de Matosinhos" Original de Gráccio Caetano sobre tela


A imagem do  Senhor de Matosinhos que no areal desta terra, veio visitar este povo, sempre foi o Senhor de todas as gentes. Quando a situação de crise atingia várias cidades, faziam-se procissões e preces públicas unindo não só o povo de Matosinhos, mas também Porto, Gaia e Maia numa mesma devoção ao Senhor de Matosinhos. Ainda hoje a devoção ao Bom Jesus de Matosinhos chama pessoas dos vários pontos do país e também do mundo.

Esta devoção tem provas documentais e históricas desde 1342, porém, já antes desta data, as lendas contam que desde à muito, o Bom Jesus chamava muitas pessoas, especialmente as mais simples e as que viviam das fainas do mar. Desde sempre, são feitas promessas, ofertas de velas e figuras de cera, um eterno número de agradecimentos por graças recebidas.


Pormenor da Obra "Lendas de Matosinhos" Original de Gráccio Caetano sobre tela

Quando eram salvos de um naufrágio, os marítimos de várias zonas do litoral norte do país, faziam romagens ao Bom Jesus de Matosinhos, oferecendo-Lhe as velas das suas embarcações, quando os seus navios partiam para longas viagens e pagavam tributo ao Bom Jesus de Matosinhos, quando eram salvos de uma eminente tragédia, poupando as suas vidas.

Igreja Paroquial de Matosinhos - Pintura sobre azulejo - Original de Gráccio Caetano


A primeira Festa foi em 1732 e durou três dias e teve lugar na segunda oitava do Espírito Santo. Começou no domingo e terminou na terça-feira, dia em que, segundo a tradição, apareceu a imagem. 


Senhor de Matosinhos - Técnica mista sobre tela - Original de Gráccio Caetano


No quadro "Senhor de Matosinhos", Gráccio Caetano coloca o Jesus crucificado com certos pormenores em alto-relevo: o cabelo, os dedos das mãos e dos pés, as feridas dos cravos, o manto que lhe cobre a cintura e parte das pernas e parte das esculturas de Nicodemos e José de Arimateia.

Não foi pintada a cruz, antes optou-se por colocar Jesus sobre um imenso azul escuro que significa o céu infinito do universo inteiro.

Jesus abraça o mundo inteiro com a sua paixão e recorda-nos que as suas chagas podem ser tocadas por quem for descrente.

José da Arimateia e Nicodemos representam todos os que seguem Jesus, com ações concretas. Foram eles que foram buscar o corpo de Jesus para ser sepultado, apesar daquele corpo ser de um condenado pelo seu tempo. Eles não temeram as represálias dos seus compatriotas judeus e ousaram dar um sepulcro digno a um crucificado condenado pelos romanos.

O manto branco que cobre a cintura de Jesus emerge da tela, lembra o sudário que o cobriu por inteiro na sepultura, invoca a Ressurreição de Jesus e a sua Presença Eterna entre os crentes e não crentes, pelos séculos sem fim.

Para além deste quadro, Gráccio Caetano dedica outras obras a Matosinhos, duas elas estão especialmente centradas no "Senhor do Padrão".


O Senhor do Padrão é um zimbório datado do século XVIII, onde, segundo a lenda, apareceu a imagem do Senhor de Matosinhos. Este local que a religiosidade popular não deixou em vão, permaneceu na memória deste povo, de geração a geração até os nossos dias. No próximo artigo falaremos deste lugar especial mais em pormenor.

"Lendas de Matosinhos" - Técnica Mista sobre tela - Original de Gráccio Caetano

Veja o nosso vídeo da nossa obra: 
"Lendas de Matosinhos" 
em:



Bibliografia:


Veja o vídeo "Lenda do Senhor de Matosinhos" do Programa da RTP - O Senhor de Matosinhos - Horizontes da Memória. O prof. José Hermano Saraiva conta-nos a história de Portugal a partir das principais regiões do nosso pais. Desta vez, sobre Matosinhos e a Lenda do seu padroeiro - o Senhor de Matosinhos. - www.Youtube.com/

Os pormenores históricos foram consultados em 


As imagens das pinturas são obras originais de Gráccio Caetano
www.gracciocaetano.com


Conheça no nosso site, as nossas obras dedicadas a Matosinhos em:
www.gracciocaetano.com/matosinhos


Conheça os outros azulejos Gráccio Caetano em:

Para adquirir alguma dessas obras artesanais, visite-nos nas nossas lojas virtuais:



Para encomendas e outras informações, contacte-nos!
912193988 
gracio.vilela.caetano@gmail.com


Sem comentários: