Arte com Alma

A pintura de Santa Luzia


A pintura de Santa Luzia teve de se ater à história de sua vida. Todas as imagens sacras são pintadas com pormenores que possam contar de alguma maneira a história da vida dos santos que nelas são retratadas.

O nome Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz.

A ela são feitas orações de intercessão pela saúde dos olhos e este pormenor tem a haver com a história da sua vida.


Santa Luzia nasceu em Siracusa (Itália) no fim do século III e ela pertencia a uma família italiana e rica.


Na altura em que Luzia ainda discernia o que iria querer para a sua vida, foi com a sua mãe doente, em peregrinação ao túmulo da mártir Santa Águeda em Catânia. Durante esta peregrinação, ela pediu um sinal à mártir Santa Águeda de que se a sua mãe ficasse curada, isso seria um sinal que o casamento não seria a vontade de Deus para a sua vida, e que a partir de então ofereceria a Deus a sua virgindade, dedicando-Lhe a partir de então a sua vida.


No entanto, ela foi denunciada como cristã numa altura em que havia uma violenta perseguição aos cristãos. Foi presa e sujeita a sofrimentos que a obrigassem à renúncia da sua fé. Durante estes sofrimentos que lhe eram infligidos, foram-lhe arrancados os seus olhos, no entanto, nem isso a demoveu da sua firme vontade de ser cristã.


Conta-se que antes de sua morte, por decapitação, e mesmo após serem arrancados os seus olhos, disse diante dos que a martirizavam: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.


Por causa disso, a imagem de Santa Luzia carrega nas suas mãos uma bandeja ou cálice onde estão os seus olhos arrancados como confirmação da sua fidelidade a Cristo mesmo após terrível sofrimento.


Nas imagens de Santa Luzia, a túnica vermelha é o símbolo do martírio. Uma fita amarela aparece junto à túnica para indicar a proteção de Deus. O manto verde indica o triunfo da vida sobre a morte. A Santa segura uma palma que significa a triunfo e a vitória dos que deram a vida por Cristo. Seu véu branco simboliza a sua pureza porque usualmente na Bíblia o véu branco cobre o que é sagrado e o que é puro.

Tendo em consideração todos estes significados, a nossa pintura de Santa Luzia está vestida de branco que significa a sua pureza. No lado da palma e sobre a sua cabeça resplandece o amarelo que significa a proteção de Deus.


Os seus olhos olham em direção ao céu porque é para Deus que ela desejava dar a sua vida. Ela segura um cálice, o cálice do seu sacrifício, onde estão os seus olhos arrancados pelos que a martirizavam para a fazer deixar a sua firme fé cristã.


A sua túnica avermelhada que significa o seu martírio reflecte também a cor do céu, pois quem ama a Deus, oferece tudo o que sofre nesta terra porque o que mais ressoa nestes corações que amam a Deus é o seu amor às coisas do céu e não aos bens da terra.


O amarelo da proteção de Deus começa a emergir da palma do martírio que está na mão direita de Santa Luzia, e a partir daí inunda todo o seu semblante jovem, que livremente tem uma firme vontade de ser cristã.


Esta pintura foi feita com lápis de cor aguarelável e pastel seco sobre papel.

A pintura desta imagem de Santa Luzia resplandece que a fé transforma os males em bem. Efetivamente, mesmo sendo os seus olhos arrancados, as lendas contam que Deus a fez ter novos olhos milagrosamente, e assim continuar a ver. Por isso, esta Santa cristã católica é a santa intercessora junto de Deus especialmente nos pedidos de cura para as doenças dos olhos.

Eis a oração: 
Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. 

Bibliografia:
As imagens são os pormenores da pintura da obra "Santa Luzia" - Técnica Mista sobre papel - original de Gráccio Caetano - www.gracciocaetano.com

Pormenores da vida de Santa Luzia consultados em:

A oração foi retirada do site:

A oração de Santa Luzia pode ser vista e ouvida num pequeno filme no canal do youtube Rosária Grácio em:
www.youtube.com/

Sem comentários: